Translate

18 fevereiro 2010

Quando não caem as máscaras


Eu quero muito entender que espécie de patologia alcança a alma de alguns seres tidos por humanos, falsos como jóias de bijouteiros, incansáveis faladores da vida alheia, daqueles que adentram por sua casa, invasivamente, e saem dela a falar dos mais íntimos detalhes e anseios que alguém dentro daquela casa, daquele lar, possa ter e a quem, por direito, por ética, consideração, por todas as qualidades morais de um ser humano, deve-ser respeitado.

Não vêem lugar, não vêem nada, despejam seus comentários, de tudo o que viram, como se especialistas, em fazer da vida do outro seu assunto principal.

E quantos há, letrados, soberbos, incansavelmente vestidos da roupa de samaritanos. Por que quem faz caridade, entendo eu, tem por princípio impedir que a mão direita saiba o que fez a esquerda. E mesmo que a tenham feito, não têm o direito de invadir a vida alheia. Vida alheia é sagrada mais que a nossa, porque a nossa nos autorizamos a abrir, mas a do outro nunca.

Agora, pergunto? Vá ver se esses pobres doentes sociais, desconhecedores de quaisquer princípios éticos, dizem algo de suas próprias vidas... infelizes penso eu....dizem nada.

Convenhamos, você batalha sozinha, ainda que com vários amigos e familiares, a lhe apoiar, você pega a sua cadeira de rodas, e anda, e corre, e se precisar sobe e desce escadas, engole o seu luto, engole seu choro, e luta pra trabalhar, pra vencer, pra alimentar seus filhos, e vê alguns sorrateiros falando da sua vida, sem sequer saber o que você precisa, quem você é. Ora, tenham a fineza de se tratar. Fofoca mata, mas mata muito mais quem a fez, porque o bumerangue da vida volta e podem acreditar, volta mesmo.

Quem tem telhado de vidro, mesmo que com seguro pago, tome cuidado com as pedras que atirar.

Não existe ninguém que corra mais da cruz, nem mesmo o diabo, do que os falsos quando se deparam com uma viúva, com dois filhos pra criar. Podem estar certos desta pesquisa feita em vida e conscientemente.

Muitos fazem de conta que aceitam você, mas está escrito nos olhos, no corpo, na fala, na postura, da maioria desses do grande medo de ter que ajudar.

No entanto, na minha porta, muitos já vieram bater. Há muitos eu sei que ajudei, por amor, por dedicação, por obrigação, por condições e por vontade de o fazer. Há outros por quem eu morreria ajudando, mas esses são bem poucos, muito poucos mesmo, mas valem como jóias lapidadas pela mão de Deus.

Muitos também já me ajudaram, outros dizem que o fizeram, e os falsos, esses produtos dos bijouteiros, esses sempre se fazem eternos benfeitores dos locais onde residem e se constituem na mais perniciosa praga que formiga minúscula jamais viu, porque se ver se especializará em ser praga maior ainda.

E sabem do que mais eu me afastei visivelmente de todas as pessoas com síndrome de pânico quanto à ajuda que uma cadeira, na opinião dos leigos, precisa pra andar, porque não perceberam que eu a conduzo pra onde eu bem quiser, ainda, e sempre foi e assim será, e que não me venham empurrar no caixão, futuramente, porque eu levantarei e farei Buuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

Aos verdadeiros amigos, boa noite, com amor sempre e para sempre.

Aos falsos, frutos de bijouteiros, que por certo saberão ler entrelinhas, tanto aos que falam como aos que escutam, deixo, de presente, uma especial letra de música para que os norteie.


Falso Brilhante
João Bosco

Composição: João Bosco / Aldir Blanc

O amor.
É um falso brilhante.
No dedo da debutante.
O amor.
É um disparate.
Na mala do mascate.
Macacos tocam tambor.
O amor.
É um mascarado:
A patada da fera.
Na cara do domador.
O amor.
Sempre foi o causador.
Da queda da trapezista.
Pelo motociclista.
Do globo da morte.
O amor é de morte.
Faz a odalisca atear fogo às vestes.
E o dominó beber água-raz.
O amor é demais.
Me fez pintar os cabelos.
Me fez dobrar os joelhos.
Me faz tirar coelhos.
Da cartola surrada da esperança.
O amor é uma criança.
E o mesmo diante da hora fatal.
O amor.
Me dará forças.
Pro grito de carnaval.
Pro canto do cisne.
Pra gargalhada final.
---
Criado e postado por
Márcia Fernandes Vilarinhos Lopes
18/02/2010


9 comentários:

  1. Oi, Márcia, boa noite:)
    Mesmo indignada você escreve muitíssimo bem!! Mas, não se apoquente por "bijouterias" sem valor. Pessoas assim não são amigas mas, sim, "pobres de espírito". E na vida, você com eu, sabemos que deparar com pessoas de todos os tipos é inevitável. Mas não desanime. Não deixe de acreditar na vida e no outro. Pois as pessoas podem ser falsas, desonestas, maledicentes, fofoqueiras, venenosas, traiçoeiras, invejosas, injustas, mas nada disso vai conseguir mudar a sua essência que é boa. Pois o bem é sempre maior e mais forte do que o mal. No final, o bem sempre triunfará pois você merece ser feliz e respeitada pelo valor que representa como ser humano, mãe, mulher. E pode ter certeza que daqui, de longe, você está nas minhas orações. Que Deus lhe proteja e lhe preserve de todo mal e de toda injustiça minha querida Márcia. Não esquenta a cabeça não, não desgaste a sua saúde, a sua beleza, "guria"!! Um beijo no seu coração, :)
    Suziley.

    ResponderExcluir
  2. OI Linda,
    Teu texto é por demasiado cheio de força de uma verdade que tu, a contas tão magestosamente.
    E eu sinto que o quese tronou sempre importante para ti independente de qualquer coisa foi o AMOR. Esse corajoso amigo que só os puros e verdadeiros sabem conservar diante de todas as adiversidades. Eu a pocu passei a saber de tua existência, desde que entrei na nossa amada casa, mas digo-te que: Tenho uma afeição gratuíta como se já tivesse te dado um abraço e tomado um cafezinho juntas.Você é um ser humano muito querido porque as pessoas verdadeiras os~são meu anjo.Tua literatura é um afago na alma porque é critalina e bem contada.E tu a manifestas como poucos.
    Bijoterias são coisas que acabam , não tem valor algum.
    Te dou meu boa noite com carinho e respeito e ainda mais com admiração!
    Você é uma querida amiga, ser humano sensacional , uma poetisa porreta e eu que cheguei a bem pouco tempo digo-te! ADORO VOCÊ!
    Parabéns pelo texto.
    Com carinho,
    Isis

    ResponderExcluir
  3. Isis e Suziley, muito obrigada pelo carinho de vocês, que desde a Casa da Poesia, nos tem feito unidas, com a sinceridade, da alma, posta em poesias e crônicas, que revelam verdadeiras orações, no positivo das emoções e sentimentos. O objetivo deste texto é sim colocar o tema pra raflexão daqueles que dessa forma agem. Penso, por tantos anos passamos pelas ruas e vimos crianças abandonadas e não fizemos nada, socialmente capaz, pra mudar essa situação. Hoje temos o caos do banditismo. Vimos acontecer corrupções imensas e não fizermos, socialmente, nada, capaz, para mudar essa situação. E o princípio de se levar vantagem em tudo, está instalado. E aí vamos ficando calados para males que começam assim pequenos e abalam estruturas, que um dia poderão cair e decair, como é o caso de nossa escala de valores. Penso, mais, que não devemos trabalhar com culpas, mas com aprendizado, e tudo se resume, ao que me parece, no respeito, pois se seguíssemos, todos, a lei básica de amor "Faça aos outros o que gostaria que lhe fizessem", nada disso aconteceria e nem precisaríamos de leis e mais leis para preservar a sociedade, abrigo do homem, que nada é sozinho. Assim o objetivo é de fato refletirmos sobre os grandes e pequenos pontos da sociedade e da nossa individualidade, dentro da escala de valores do verdadeiro amor. Nesse caso relato algo que acontece, em nível individual, para expor o quanto isso se revela injusto e perigoso, porque machuca, porque dói, tanto quanto os outros fatos acima ponderados. A vocês, pois, amigas queridas, companheiras de poesias, crônicas e vibrações tão distantes de tudo isso, o meu abraço repleto de carinho, pela troca e pelo compartilhar, impressões com a finalidade de crescermos todos sempre.Se cada um fizer um pouquinho o todo também se fará. Beijos

    ResponderExcluir
  4. AMIGA MÁRCIA... NESTE TEXTO VOCÊ MOSTRA TODO SEU AMOR POR TUA VIDA E PELAS PESSOAS... E NESSE DESABAFO NÃO É SÓ VOCÊ QUEM GANHA SOMOS NÓS QUE PODEMOS TE LER E NOS CONSCIENTIZAR E REFLETIR... POIS NÓS HUMANOS ERRAMOS MUITO... ÀS VEZES POR IGNORÂNCIA OUTRAS POR DESCUIDO E OUTRAS TANTAS POR MOTIVOS VÁRIOS... DESCULPA TODOS TEMOS... MAS QUANDO TOCA O DEDO NA FERIDA... É QUE SENTIMOS O QUÃO SOMOS... UMA BELA REFLEXÃO...
    QUANTO AS "BIJOUTERIAS" COMO DISSE A AMIGA ISIS... O TEMPO DELAS É CURTO ASSIM COMO ESSAS PESSOAS... TODOS NOS PRECISAMOS DAS PESSOAS PARA VIVER... E VOCÊ AMIGA É UMA DELAS QUE APRENDI A GOSTAR...
    PAZ E LUZ EM SEU CORAÇÃO
    BJCAS
    GRAÇA

    ResponderExcluir
  5. Márcia...

    Teu texto é digno estandarte do grito que sufoca a garganta. Sei bem do que falas, porque a vida sempre nos reserva algo assim como expões.
    Não podemos querer mudar o mundo, devemos apenas fazer a nossa parte, creio eu. Algumas vezes erramos, outras acertamos, mas o que não podemos deixar fugir é o princípio do caráter... e isso amiga, é de berço. Não se ensina esse detalhe para ninguém, infelizmente.
    Quando eu penso que já passei por tudo nessa vida nesse meu 52º degrau nesta encarnação, percebo que há muito mais mistérios por aí do que sempre pude conceber.
    Faz parte da missão então, olhar, ver e aprender... e tentar nunca fazer o mesmo. As provações estão aí, e siaba que não há nunca peso maior do que podemos carregar. Quem está preparado espiritualmente, realemnete está...isso é um princípio do mandamento divino.
    Mas nos rebelamos, há revolta, gritos... isso é humano, enfim, porém o nosso mundo é o que fazemos com que ele seja... independente do que os que os cercam querem fazer dele.
    E assim vamos existindo por aqui... que seja da forma mais digna possível amiga...e que estendamos as mãos para quem precisa porque os que acham que não precisam, acham o seu próprio caminho pisando as próprias pedras.
    Um grande Beijo* para você minha amiga.
    Esteja com Deus e que Jesus te proteja.

    Renato Baptista

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga tão querida, "QUANDO NÃO CAEM AS MÁSCARAS" retrata patente realidade.
    Reflexivo texto expõe a verdade não somente nas entrelinhas -"porque o bumerangue da vida volta...".
    Com tua garra e valores inestimáveis "jóias lapidadas pela mão de Deus", és uma imbatível vencedora, trilhando os caminhos de forma admirável, haja vista tuas pérolas literárias.
    Beijo com especial carinho.
    Marilândia

    ResponderExcluir
  7. Márcia, amiga tão querida.......

    Estou a ler e reler, pois este texto é inteiro o que eu gostaria de já ter escrito!
    Durante períodos da vida....quantas bijuterias baratas se apresentam com brilho gritante, para pouco, bem pouco tempo depois mostrarem o quanto opaca é a alma, esverdeada com seu limbo triste da falsidade...
    Mas há o lado feliz, pois ainda há quem não se esconda atrás de máscaras, de atitudes furtivas.
    Existem as amizades e amores sinceros...aqueles cultivados ao longo, do longo tempo. Aquelas amizades e amores que, vida após vida, vão se fortalecendo!
    Tudo o que se faz, não se faz para os outros, e sim, tão unicamente para si mesmo.
    Há pessoas ainda encarceradas em si mesmas, imediatistas em seus interesses e egos mesquinhos, falsos em ilusões e amores. Estas para quem só resta a dor da solidão semeada unicamente por si mesmas...
    Este momento, grita minha amiga.....mas não se grita sozinho quando se tem amigos verdadeiros!
    E as máscaras vão ficando pelo caminho...lascadas, desprezadas, pois mesmo com brilhos e enfeites, são reveladoras.
    Um grande beijo minha amiga querida!!!
    Este momento me emocionou e mobilizou muito!
    Meu carinho, respeito e admiração
    Bea

    ResponderExcluir
  8. Amiga querida,

    "E tudo que não queríamos ver
    Era este verdadeiro mascarado."

    Parte do que escrevi relatando Máscaras.

    O disfarce humano pode ser camuflado e nem percebemos quando o punhal lançado difere um golpe certeiro.
    Quando este vem,relatamos a grande decepção relativo a quem nos rodeia ou não...
    Quando colocas o Amor em primeiro lugar elevando teu espiríto ao Criador,temos que admitir que pessoas sejam estas ou áquelas...Não tem conhecimento do atraso de vida que trazem em suas bagagens.
    Enquanto seus pés travam uma luta,a tua luz eleva-se diante de tantos enganos cometidos.
    Márcia,lendo o seu texto senti vontade de abrir aleatoriamente o Evangelho Segundo Espiritismo e segue o que li pensando em ti.
    "Os bens da Terra pertencem a Deus,que os dispensa à sua vontade,e o homem deles não é senão o usufrutuário,o administrador mais ou menos íntegro e inteligente.Eles são tampouco a propriedade individual do homem,porque Deus,frequentemente,frustra todas as previsões,e a fortuna escapa daquele que crê possuí-la pelos melhores títulos".

    Você menciona:
    "Eu quero muito entender que espécie de patologia alcança a alma de alguns seres tidos por humanos"
    Arriscarei em responder:"A ERA DOS CAMALEÕES".

    Beijos de Luz!

    ResponderExcluir
  9. ********************************************

    CONVITE:

    *** FESTA VIP! ***

    Boa noite Márcia

    Direto da Casa da poesia...

    Gostaria de recebê-la para fazer um brinde especial!
    Onde: braille da alma.
    Horário: durante o dia todo.
    Data: 21/ 02/ 2010

    Ficarei feliz com sua visita... Ah! Na saída não se esqueça de
    levar contigo um lindo selo de lembrança desta celebração.

    Bjuxxx e xerooo

    Sigo-te!

    Juliana Carla
    brailledalma.blogspot.com/


    ********************************************

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario. Ele é muito importante para este blog poder crescer.