Translate

07 setembro 2009

Alô Pais...Alô Mães....Alô Jovens!!!!



Em belíssima composição titulada “Como Nossos Pais”, Belchior descreve, com maestria, o ciclo histórico da humanidade, em que educação e valores sempre foram passados de pais para filhos, em mesmíssima forma, ao dizer que “ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais”.

Através deste texto, calcada na realidade histórica atual, lanço, a pensar e refletir, que não somos mais os mesmos e precisamos viver e andar com os nossos filhos, em nova partitura que a vida escreve a cada novo dia, um pouco mais.

Observo, inicialmente, que quando nossos filhos começam a andar nos apavoramos com as quedas, possíveis de acontecer, e nos tornamos suas verdadeiras sombras.

No entanto, eles estão aprendendo a andar e nós os estamos seguindo, na mais das vezes, com medo que caiam, pois, na verdade, ninguém ensina alguém a andar, haja vista que andar é possibilidade do ser, ou não, e não depende de aprendizado e sim de treino.

Minha primeira pergunta para a elaboração deste texto, que desejo escrever em conjunto com vocês, como eternos aprendizes que somos, é a seguinte: a observação acima está correta?

Em caso positivo, pais, como é que nos projetamos vida afora com nossos filhos? Até onde continuamos a fazê-lo através do medo?

Como isso chega para vocês, filhos? Isso também é causa para alguns de seus medos? Quais?

Será que não é o caso de revermos, desde a nossa infância, até onde o medo de cair, em pré-conceito, pode ter sido causa para que tivéssemos medo de dizer até aonde havíamos ido, impedindo assim a comunicação natural sobre as experiências de vida, que precisam, devem e podem ser partilhadas, independentemente da idade, se velhos ou jovens.

Entendo que ao nos ocuparmos em andar juntos, banindo a pré-ocupação com a queda, banido estará, por conseqüente, o medo, e com as mãos dadas se dará o treinamento para a aprendizagem do próprio caminhar
junto, quer com nossos pais, quer com nossos filhos, quer com cada ser humano em especial.
Márcia Vilarinho
S.P. 06/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario. Ele é muito importante para este blog poder crescer.