Translate

29 setembro 2013

A lenda


Nasceram juntos, num mesmo dia, há muitos e muitos anos, na terra, humanizados e donos de especial junção, o Sol e a Lua.
.
 Dizem que, então, o Sol feito homem deus, com medo do amor da Lua, guardou no sótão do tempo todo o seu potencial de sentimentos, embaixo de um tapete magicamente bordado, em que fincou poderosos pregos de aço. Fechou as janelas do sótão, trancou com chave própria as portas invioláveis do tempo e a perdeu nas neves do Himalaia. E tão alto subiu que nunca mais desceu à terra. Desde então passou a contar apenas com o seu brilho próprio, sozinho no espaço, a iluminar os dias, no planeta abandonado, desde os cimos a procurar a chave perdida e por mais que lhe tenha sido concedido o poder de derreter a neve, não mais a encontrou.
.
Dizem, mais, que a Lua, então, chorosa sem qualquer temor, em coração aberto, passou a sentir o frio gélido da distância, perdendo aos poucos praticamente todo o seu brilho e volitou procurando um pouco de luz e calor, e tão alto subiu, que à terra nunca mais voltou e desde então recebe apenas o generoso reflexo da luz do sol sobre seu corpo inerte, para vencer a escuridão que a tomou, e com os olhos baixos pelos vulcões da terra e nas fogueiras que se acendem ao longe, a identificação do fogo que arde em seu coração, a faz magia e animus para os poetas, e mesmo nas luzes de neon ainda que sejam as cores desmaiadas da amizade, reflete as sombras de todos os seus vãos mistérios.
.
E diz a lenda que assim permanecerão mudos e distantes até o dia em que as portas do tempo consigam ser abertas para que o sol baixando à terra ao reproduzir sobre a lua a sua generosa e emprestada luz seja capaz de fazer com que ela o siga, e, então, voltarão a ser humanizados nos rincões da terra, dentro de uma nova evolução.
.
E nesse dia, talvez, os terráqueos tenham se mudado para o espaço....
.
Márcia Fernandes Vilarinho Lopes
Da série "Distâncias"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario. Ele é muito importante para este blog poder crescer.